Arpen/BR lançará Carteira de Identidade Nacional para registradores civis

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A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) lançará no mês de outubro a Carteira de Identidade Nacional, um documento próprio para os registradores civis. O documento reunirá todos os dados biográficos numa base de dados, que poderá ser acessada por um QR Code que estará presente na carteira.

A peça possuirá alguns dados essenciais impressos, como nome, profissão, CPF e cidade. Entretanto, outros dados como número do passaporte, da carteira de trabalho, do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Programa Integração Social (PIS), poderão ser agregados à Carteira e acessados via QR Code. A solicitação e cadastramento poderá ser feita através deste link.

Segundo o presidente da Arpen/BR, Arion Toledo Cavalheiro Júnior, a criação desta carteira proporcionará uma enorme comodidade ao registrador, bem como trará segurança. “A partir do momento que o registrador civil estiver em posse da carteira, ele terá a segurança de ter seus dados biográficos seguros, pois todos eles estarão numa base de dados que poderá ser acessada com qualquer leitor de QR Code. Assim, ele não precisará mais andar com diversos documentos na carteira e terá muito mais comodidade”, relatou.

Logo que a carteira for disponibilizada, a Arpen/BR criará um aplicativo para smartphones, onde será possível validar as informações cadastradas no documento, bem como o seu gerenciá-lo.

Os primeiros testes com o novo documento foram feitos durante o 24º Congresso Nacional do Registro Civil (CONARCI), em Foz do Iguaçu (PR), onde os interessados acessaram o formulário de cadastramento através de um QR Code afixado nas paredes do Hotel Recanto Cataratas, onde foi realizado o evento.